Como a reserva de emergência pode salvar a vida do seu Pet
Ter um pet pode ser uma alegria imensa. E com essa alegria, vem também responsabilidades.
Estamos aqui para falar um pouco sobre essas responsabilidades e principalmente, sobre como o cuidado financeiro pode salvar a vida do seu melhor amigo. Você imagina como?
Para começar, queria propor uma reflexão. Você já parou para pensar que os imprevistos, na realidade, são sempre previstos? De fato, não temos como prever o que exatamente vai acontecer no futuro, mas se existe algo que sempre acaba acontecendo são os imprevistos.
Com nossos pets não é diferente, imprevistos podem acontecer. Cuidar de um animalzinho tem alguns custos totalmente previsíveis como: ração, tosa, vacinas, consultas e exames de rotina. Mas existem situações que não são tão previsíveis como doenças ou acidentes.
Aqui na Tô Ricco, sempre falamos sobre a importância de se ter uma reserva de emergência, porque imprevistos sempre acabam acontecendo. Neste post, vamos explicar como essa atitude preventiva pode fazer a diferença na história do seu pet.
Baseado em fatos reais
Então, com o objetivo de concretizar ainda mais essa ideia, vamos contar uma história real sobre um cliente nosso que faz a consultoria financeira mensalmente com a gente há um tempo. Como primeira medida de saúde financeira, priorizamos a construção de sua reserva de emergência, justamente para o caso de imprevistos.
Há alguns meses, nosso cliente conseguiu completar sua reserva de emergência e passou a focar nos investimentos, em sonhos e objetivos e na aposentadoria. Ou seja, o montante que ele tinha acumulado na reserva, já seria o suficiente para deixá-lo confortável em uma situação emergencial.
Alguns dias depois da consultoria financeira, nosso assinante informou que teve que usar sua reserva de emergência. Eu, como consultora financeira, tento sempre garantir que o cliente consiga tomar boas decisões financeiras. Então, perguntei a ele o que havia acontecido.
Ele me contou que seu cachorrinho, havia passado mal e teve que ficar internado por uns dias. E que graças a reserva de emergência, ele conseguiu cobrir os gastos da clínica veterinária e salvar a vida seu melhor amigo. E que agora seu companheirinho estava saudável e todo serelepe.
A prevenção é sempre o melhor caminho
Casos como esse que relato aqui são mais comuns do que imaginamos. Porém muitas histórias assim, acabam sem um final feliz, por conta da falta de uma reserva de dinheiro.
O que quero dizer é que, ser papai ou mamãe de pet exige um cuidado financeiro maior. E sim, sua reserva de emergência pode salvar a vida do seu neném de quatro patas.
Atualmente existem alguns planos de saúde para animais, que podem ser encontrados facilmente em bancos digitais. Porém essa alternativa pode não compensar se você for tutor de vários pets. Por isso, a reserva de emergência ainda acaba sendo o caminho mais seguro.
De todo modo, fica a certeza de que emergências acontecem e devemos nos preparar financeiramente para elas. E assim como eu falei para o nosso cliente, eu repito aqui, a reserva de emergência existe exatamente para situações como essa. Afinal de contas, é para isso que o dinheiro serve, ele nos permite focar naquilo que realmente importa.
Depois de fazer o seu trabalho, a reserva de emergência deve ser reconstruída o quanto antes, para nos proteger de próximos imprevistos. Lembrando que o valor da sua reserva depende de quanto você ganha, devendo ser de no mínimo 6 (seis) meses do seu salário ou de seus gastos mensais totais.
Será que você está preparado(a) para cuidar do seu filho de quatro patas? Estamos acostumados a ouvir sobre imprevistos e emergências em casos de pessoas, mas não tanto em casos de animaiszinhos, né?
Se você sentir que precisa de auxílio para construir essa reserva de emergência ou até mesmo para ter uma vida financeira mais saudável de maneira geral, nós da Tô Ricco podemos te ajudar. Clique no link abaixo e conheça mais sobre os nossos serviços de consultoria financeira.
Gostaram desse post? Vocês já possuem uma reserva de emergência para imprevistos como gastos com veterinário? Me contem aqui nos comentários!
Este conteúdo faz parte do propósito da Tô Ricco de ser a ponte que leva as pessoas até a realização de seus sonhos, através da Educação Financeira. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.
Deixe um comentário