Entenda economia comportamental e saiba qual é o seu perfil financeiro
Entender como funcionam nossas escolhas financeiras pode nos ajudar a analisar padrões, corrigir maus hábitos e conseguir alcançar sonhos e objetivos mais rápido
Entendendo a Economia
A economia se propõe a estudar a sociedade e as relações de troca entre mercadorias e formas de produção, além de criar previsões sobre essas relações, porém nesse estudo nós seres humanos somos vistos como seres que se posicionam de forma racional. O termo utilizado é “homo economicus” que é descrito como um tomador de decisão racional, ponderado, centrado no interesse pessoal e com capacidade ilimitada de processar informações.
Dessa forma, a economia tradicional não considera que nós também tomamos decisões motivados pelo nosso lado emocional.
A partir da década de 70 o cenário começa a mudar, os economistas começam a considerar que o raciocínio emocional faz parte do processo de tomada de decisão, nascendo a partir dessa premissa a Economia Comportamental, que considera que as pessoas tomam suas decisões com base em hábitos, experiências pessoais e regras práticas simplificadas.
Resumindo a Economia comportamental, nada mais é que as ciências da economia e psicologia unidas em prol de entender e prever o comportamento do mercado e seus agentes.
Reconhecendo padrões de comportamento
Para podermos melhorar a gestão de nossas finanças precisamos entender primeiramente quais são nossos padrões comportamentais. O conhecimento e consciência sobre como tomamos nossas decisões é fundamental nessa fase.
Entender se estamos agindo de forma emocional ou racional, pode facilitar o processo de gestão financeira pessoal.
Pois ao identificar vícios comportamentais que atrapalham nossa saúde financeira podemos corrigir a rota e desenhar melhores estratégias para lidar com o dinheiro. Apresentaremos abaixo alguns perfis, com os quais você, leitor, pode buscar identificação.
Como descobrir meu perfil financeiro?
Primeiramente, o nosso objetivo aqui é desenvolver o autoconhecimento. Pois, uma vez que você identifique e compreenda o seu perfil financeiro, vai ser muito mais fácil conseguir visualizar o que precisa ser feito para organizar melhor suas finanças.
Lembre que somos seres em constante mudança, logo nosso perfil financeiro muda de tempos em tempos, então fique tranquilo para revisar o material quantas vezes quiser.
Para identificar seu perfil financeiro, a Tô Ricco disponibiliza de forma gratuita, o aplicativo poupe.it. Baixando essa ferramenta em seu smartphone (IOS ou Android) e respondendo ao formulário de avaliação, você receberá um diagnóstico do seu perfil financeiro, bem como um orçamento ideal personalizado.
São apenas 12 perguntas de múltipla escolha, após respondê-las você terá acesso ao seu perfil e de quebra você já sai com um orçamento ideal feito especialmente para você.
Conheça os Perfis Financeiros:
Aprimoramento
Você é disciplinado financeiramente e está no caminho para atingir seus sonhos e objetivos. É nesse ponto que a grande maioria de nós almeja chegar, há um percentual pequeno de brasileiros que se encaixa nesse perfil, atualmente.
Se você está na fase de aprimoramento, já entende a importância do conhecimento sobre finanças e de perder a cultura do medo de falar sobre dinheiro. Se você se reconhece aqui provavelmente já tem algumas opções de investimento e consegue de alguma forma administrar, mesmo que minimamente, seus ganhos e gastos.
Mas fique atento, excesso de confiança pode te fazer tomar decisões precipitadas, sem analisar corretamente aquilo que lhe é apresentado, então se algo parecer ‘’vantajoso demais’’ desconfie e procure um profissional especializado em finanças para te orientar.
Quase lá
Você tem uma vida financeira estável, mas alguns pontos ainda precisam de atenção como a sua reserva de emergência e o planejamento para aposentadoria. Veja que aqui temos espaço para melhorar. Aprender a guardar dinheiro da forma correta é essencial e depois começar a investir, fazendo com que seu dinheiro trabalhe para você.
Com equilíbrio vamos longe, se você se reconhece nesse perfil entenda que existem investimentos que valem a pena. Na prática, faça sempre suas pesquisas antes de tomar uma decisão, mas tente olhar mais pelo lado positivo e abrir a mente para ousar um pouco.
E acompanhe sempre nossas dicas no instagram, para turbinar suas finanças, lá falamos um pouco de tudo, mercado financeiro, planejamento financeiro, consumo consciente, investimentos e muito mais!
Perdido
Atenção! A sua vida financeira é instável. Às vezes, você consegue manter suas finanças no lugar e às vezes, não. Se você se reconhece nesse lugar, você precisa encontrar respostas mais racionais para seus gastos, menos emoção e mais razão será o caminho certo a percorrer.
Na prática, isso ocorrerá quando você tomar para seu dia a dia o hábito de anotar todas as suas despesas, e definir objetivos concretos para sua vida financeira, isso lhe trará maior clareza de objetivos e mais racionalidade.
Endividado
SOS! A sua saúde financeira está precisando de muito cuidado e urgente! Nesse caso o ideal é procurar a raiz desses problemas e se esforçar ao máximo para tapar os buracos.
Entender a fundo todas as suas dívidas, as taxas e prazos é primordial, para isso reserve um tempo para entrar em contato com as empresas onde você possui débitos, procure renegociar as taxas ou prazos, a fim de encontrar a melhor forma de quitar todas as suas pendências.
Saiba que para cada um desses perfis, recomendamos um tipo específico de orçamento a ser seguido e que em todos esses casos, nós podemos te ajudar, principalmente através da assinatura da Tô Ricco Premium, nosso serviço de consultoria financeira mensal.
Curtiu esse conteúdo, então se prepara que vem muito mais por aí! Tem uma dúvida sobre seu perfil financeiro, deixa aqui nos comentários que vamos responder!
Este conteúdo faz parte do propósito da Tô Ricco de ser a ponte que leva as pessoas até a realização de seus sonhos, através da Educação Financeira. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.
Deixe um comentário